Quest Es Sobre Amostragem
SALET, R.L.; NICOLODI, M.; BISSO, F.P. Eficácia do trado holandês na amostragem de solo em lavouras no sistema plantio direto. Revista Brasileira de Agrociência, v. 11, n. 4, p. 487-491, 2005.
Oliveira, F.H.T.D.; Arruda, J.D.; Silva, I.D.; Alves, J.D.C. Amostragem para avaliação da fertilidade do solo em função do instrumento de coleta das amostras e de tipos de preparo do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, n. 5, p. 973-983, 2007.
_____________________________________________________________________________
1 – Quais os fatores que justificam o aumento na variabilidade dos índices de fertilidade em lavouras cultivadas no sistema plantio direto?
Resposta: A falta de revolvimento do solo; a deposição de adubos em linhas de plantio; a aplicação de adubos, corretivos e deposição de resíduos em superfície. Esses fatores contribuem para formação de gradiente vertical e horizontal de fertilidade no solo.
2 – Quais os problemas dos amostradores tradicionais de solo (trados) para áreas em plantio direto? Por que a CQFS-RS/SC recomenda o uso da pá-de-corte para estas áreas?
Resposta: O solos em SPD possuem atributos de fertilidade em gradiente vertical e horizontal, assim, a forma de amostragem deve ser a mais adequada para prover resultados representativos. Os experimentos científicos têm demonstrados que: os trados coletam menor volume de solo com perdas de amostra, principalmente da camada superficial (a mais fértil), ocasionando subestimação dos atributos de fertilidade. Quanto ao uso de pá-de-corte, as recomendações são embasadas na melhor repetibilidade e, consequentemente, menor número de subamostragem que os tratos em áreas com SPD, isso é relacionado: ao maior volume de solo coletado, a amostragem na entrelinha e linha de semeadura (o que não é possível ou praticável com uso de trados).
3 – Faça um histórico dos trabalhos produzidos pela CQFS-RS/SC, em relação a: (a) tipos de amostradores; (b) número de subamostras e; (c)