QUEST ES LIBRAS
ALUNA: NÚBIA JUDITH T. DE SENA
1)No filme o ensino de uma língua é visto pela família de Jonas como uma forma de sair do isolamento no qual se encontra e nisso se evidencia o conflito entre oralizar a criança ou utilizar a Língua de sinais. O que você entende por oralismo na educação de surdos e como isso ocorre?
R = O oralismo é um método de ensino para surdos, no qual se defende que a maneira mais eficaz de ensinar o surdo é através da língua oral. Surdos que utilizam desse método de ensino são considerados surdos oralizados.
2) Quando a mãe de Jonas opta por utilizar a língua de sinais, essa forma de comunicação diferenciada com o filho desencandeia-se um processo de construção identitária daquele surdo que o torna um sujeito ativo no ambiente onde está inserido. Procure com suas palavras sintetizar as principais construções do método belingue para a educação de surdos?
R= O método bilíngue serve para permitir ao aluno surdo, construir uma auto imagem positiva, pois além de utilizar a língua de sinais como natural, ele ainda irá recorrer a língua portuguesa para integrar-se na cultura ouvinte. É importante compreender que a língua de sinais apresenta uma modalidade diferente da língua oral e torna-se uma mediadora para o aprendizado de português. Sendo ela por meios visuais, pois facilitarão a compreensão do aluno. O importante, é que seja oferecida uma educação que permita o desenvolvimento integral do aluno, de forma que desenvolva toda a sua potencialidade.
3)O que proporcionou a Jonas a aprendizagem de sinais?
Proporcionou alegria, pois ele começa a entender as coisas e as pessoas através da linguagem de sinais e assim começa a compreender melhor o mundo a sua volta e a comunicação se torna muito mais fácil.
4) Qual o principal objetivo do filme?
Esse filme é de extrema sensibilidade, pois esclarecem as injustiças, exclusão e preconceitos com os surdos. Nós enquanto educadores devemos conscientizar as pessoas que há méritos na