Quest Es Economia Brasileira I
Aula 1
1 - No que diz respeito ao convênio de Taubaté, este serviu como uma espécie de salvação da lavoura do café. Em primeiro lugar, nesta época, reinava a aristocacia cafeeira (Período da República Velha), a qual controlava toda a política estadual, está vinculada ao poder. Com isto, só governará quem possui poder, ou seja, aqueles que possuem café. Deste modo, quando o preço do café cai, eles vão utilizar o poder que possuem para arranjar uma solução para diminuir o tamanho da crise cafeeira. No que concerne à crise cafeeira, esta diz respeito a uma superprodução do café. Com isto, ocorre uma reunião entre os presidentes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em Taubaté e, articulam a salvação da cafeicultura. Para isso, tomam empréstimo do exterior, com estes compram o café, o que vai provocar o enxugamento do mercado, logo vai ocorrer uma escassez do produto (café), o que irá provocar um aumento do preço. Assim, quando vende o café, o cafeicultor vai reter um pedaço da renda de café, diretamente para pagar os empréstimos externos. Concluindo, a indústria cafeeira sustentou a sua própria salvação.
2 - O desenvolvimento do café é dividido em duas fases, na primeira fase o porto de exportação é o Rio de Janeiro e o café é produzido com mão-de-obra escrava no vale do Paraíba perto do Rio. Em 1850 começa a segunda fase, o café encontra-se no eixo Campinas/Ribeirão e é exportado por Santos, Santos torna-se o principal porto exportador.
3 - Na verdade, o Tratado de Versalhes, os Aliados, impunham para a Alemanha, no final da Primeira Guerra, o pagamento de uma dívida grande de guerra. Isto vai provocar um aumento significativo da inflação na Alemanha. É aqui que surge o nazismo. Para além disto, a partir do Tratado de Versalhes (ocasionalmente, e não por influência do Tratado), o governo britânico vai começar a entrar em decadência e os Estados Unidos a crescer, tanto que se tornam na maior potência económica.
4 - A