Quest es da Magda
Universidade Cruzeiro do Sul/ São Miguel
Movimentos Sociais na Contemporaneidade - Maria da Glória Gohn – Roteiro de Estudos 1
1 - Há um caráter educativo nas práticas que se desenrolam no ato de participar, tanto para os membros da sociedade civil, como para a sociedade mais geral, e também para os órgãos públicos envolvidos – quando há negociações, diálogos ou confrontos.
2- Não se trata de um processo isolado, mas de caráter político-social. Por isso, para analisar esses saberes, deve-se buscar as redes de articulações que os movimentos estabelecem na prática cotidiana e indagar sobre a conjuntura política, econômica e sociocultural do país quando as articulações acontecem.
3 – Ocorre de duas formas: na interação dos movimentos em contato com instituições educacionais, e no interior do próprio movimento social, dado o caráter educativo de suas ações.
4 - Pelo reconhecimento em alguns, ou espanto e estranhamento nas visões ainda conservadas de outros. No exterior, a articulação do movimento com a educação é antiga e constitutiva de alguns grupos de pesquisa.
5 - Eles são sujeitos de novas ações coletivas que extrapolavam o âmbito da fábrica ou os locais de trabalho, atuando como moradores das periferias da cidade, demandando ao poder público o atendimento de suas necessidades para sobreviver no mundo urbano.
6 - São ações sociais coletivas de caráter sócio – político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas.
7 - Porque representavam forças sociais organizadas aglutinam as pessoas não como força – tarefa de ordem numérica, mas como campo de atividades e experimentação social, e essas atividades são fontes geradoras de criatividade e inovação socioculturais.
8 - A experiência recria-se cotidianamente, na adversidade das situações que enfrentam. Eles expressam energias de resistência ao velho que oprime ou de construção do novo que liberte. Energias sociais