quero ver tudo
A cada dia, descobrimos que os macacos são mais parecidos com os seres humanos. E isso não se reflete apenas em questões genéticas, mas também em relação ao comportamento social dos Chimpanzés.
Cientistas na Costa do Marfim observaram chimpanzés em relações sociais que lembram muito as interações mais primitivas dos seres humanos. Em uma espécie de “mercado”, os primatas trocam alimentos e algumas ferramentas rústicas por outros materiais e até mesmo carícias e sexo.
Os chimpanzés machos costumam fazer favores para outros machos, em troca de ajuda em caso de brigas com outros bandos ou mesmo para devoluções posteriores. Já quando os itens são dados às fêmeas, o que os chimpanzés ganham em troca é sexo.
Outro apontamento está relacionado ao comportamento dos machos em relação às fêmeas. Em comunidades com poucas “meninas”, os chimpanzés oferecem tudo o que podem para que consigam “namorar”. Tipos de Comportamento
Os comportamentos dos chimpanzés são semelhantes ao dos humanos eles tem a capacidade de:
Dizer não: Por exemplo Bonobos foram filmados balançando a cabeça em desaprovação a fim de que suas crias parassem de brincar com a comida (em vez de comê-la) ou quando um filhote tentava se afastar.
Implorar por comida: Por exemplo, um chimpanzé juvenil mostrou o comportamento de implorar comida, combinando um gesto silencioso de esticar a mão com um rosto cheio de dentes à mostra, em um esforço para recuperar alimentos.
Usar ferramentas: Por exemplo os kits de ferramentas da maioria das populações de chimpanzés consistem de cerca de 20 tipos de ferramentas, utilizadas para diversas funções na vida diária, inclusive subsistência, sociabilidade, sexo e automanutenção.
Buscar justiça: Por exemplo pesquisadores jogaram um jogo com Chimpanzés no qual os animais passavam uma pedra de granito pequena para um ser humano em troca de uma recompensa (uma fatia de pepino, ou algo melhor, como uma uva).Quando um macaco entregou a