Quero trabalho
Observe o texto:
O Desembargador Sérgio Cavalleri Filho, Ex-presidente do Tribunal de Justiça escreveu um artigo para o jornal O Globo - "Sobra vaga na magistratura" -, no qua aponta para a necessidade de uma linguagem direta, objetiva, clara, concisa, assemelhando-se a jornalística, pura que o texto jurídico torne-se mais ágil, mais dinâmico e acompanhe o estilo exigido pelo século XXI.
Afirma o desembargador (ex-diretor da Escola de Magistratura): Na EMERJ, ensinamos o Português na. ordem direta, da boa organização do raciocínio, da clareza. Nada de parágrafos muito longos, cheios de citações e orações Intercaladas. Agora vale a linguagem Jornalístlca. "0 Direito ainda tem um plus em relação ao jornalismo: argumentar Juridicamente vai além de simplesmente contar uma história".
Em suma, com maior simplicidade e clareza das palavras deverá ser o fazer justiça, para a segurança dos cidadãos e sua real participação no modo de vida do Estado Democrático de Direito. Logo, escrever bem é escrever de forma que todos nos entendam. Não podemos esquecer de que não se mede um texto pelo seu tamanho ou sua extensão, mas pela sua qualIdade (clareza, concisão (objetividade) adequação vocabular e correção gramatical). '
1. É correto afirmar que, no texto, há a predominância da Função da Linguagem conhecida por:
a) Metalingüística.
b) Poética.
c) Emotiva.
d) Conativa.
e) Midiática.
2. Entre a expressão "ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO" e a sentença "para que o texto jurídico se torne mais ágil", é correto afirmarmos que há uma relação semântica de reiteração de elementos do texto. Portanto, permite-nos entender que:
a) Hoje, o texto jurldico deve ser igual ao jornalfstico.
b) Hoje, o texto jornalístico precisa apreender as qualidades jurídicas.
c) Para se fazer justiça, o texto jurídico deve se orientar, também, pela clareza.
d) Para agilizar o entendimento e a prestação