quero ler o resto do trabalho
Para ele o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo o que acontece a sua volta e nunca pensar que já sabe de tudo, ele consiste em procurar a clareza e a verdade.
Tipos de governo: Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais: a monarquia (governo de um só), a aristocracia (governo dos melhores) e a politeia (governo de muitos).
Formas justas e injustas:
Platão: o papel da filosofia Em Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência que resolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas conceptual, ao campo antropológico e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a toda a realidade.
Tipos de governo: O governo proposto por Platão em As Leis é um sistema que combina elementos da aristocracia e da democracia. A administração do Estado é exercida por diferentes escalões de funcionários, acima dos quais figura o Conselho Noturno, composto pelos servidores mais idosos e notáveis. Este Conselho não é eleito pelos cidadãos, mas seus membros podem ter sido escolhidos, por via eletiva, para ocupar os cargos públicos que antes exerciam. As principais funções do Conselho Noturno são:
1. desenvolver estudos filosóficos visando a mais completa compreensão das leis que regem o Estado
2. Fazer intercâmbio com filósofos de outras cidades a fim de aprimorar as leis existentes em "Magnésia"
3. Zelar para que os princípios filosóficos e legais respeitados pelos conselheiros no exercício de suas funções se difundam para o conjunto dos cidadãos.
Formas justas e injustas:
Justas: Interesse visado é o geral (de todos) : realeza, aristocracia, república
- Injustas: Interesse visado é o bem do exercente do poder. :tirania, oligarquia, demagogia
Aristóteles: o papel da filosofia
Tipos de governo
Formas justas e injustas: Justas: