querendo ver ele
Biografia de Castro Alves:
Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro. O último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. Expressou em suas poesias a indignação aos gravesproblemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Foi também o poeta doamor, sua poesia amorosa descreve a beleza e a sedução do corpo da mulher. É patrono da cadeira nº7 da Academia Brasileira de Letras.
A temática social abordada por Castro Alves, explicitada nadenúncia dos horrores da escravidão e na luta pela sua abolição, difere por completo dos tópicos recorrentes na fase do Ultra-Romantismo ou "Mal do Século", representados por poemas que abordam, numuniverso de pessimismo e angústia, os seguintes aspectos: individualismo, solidão, melancolia, frustração e morte.
Um dos mais conhecidos poemas da literatura brasileira, O Navio Negreiro – Tragédia noMar foi concluído pelo poeta em São Paulo, em 1868. Quase vinte anos depois, portanto, da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, de 4 de setembro de 1850. Aproibição, no entanto, não vingou de todo, o que levou Castro Alves a se empenhar na denúncia da miséria a que eram submetidos os africanos na cruel travessia oceânica. É preciso lembrar que, em média, menos dametade dos escravos embarcados nos navios negreiros completavam a viagem com vida.
MARCOS
O poema se inicia falando da beleza do alto mar, ele descreve o ato do vento que bate nas velas dobarco, a mistura do céu e do mar, o brilho que possui a lua e os astros e a música que se cria com a brisa. O eu-lírico também comenta sobre o navio que seguia e não deixava rastros, também atentafelicidade que estampava na face daqueles que estavam a contemplar todo esse conjunto de extraordinárias cenas.
Mais a diante, fala sobre a braveza que os marinheiros possuíam, onde cantavam com