Querendo estudar
A correta dosagem de seus materiais componentes, que são o cimento, água, agregados (areia e brita) e aditivos (quando necessário), é feita seguindo as normas especificas regida pela ABNT e de acordo com o tipo de obra da edificação.
A betoneira é uma ferramenta de grande importância, pois sua utilização otimiza tempo e pessoal e isto compensa seu custo. Além de garantir um concreto melhor preparado e mais homogêneo.
Ela é uma máquina destinada a preparar o concreto através da adequada mistura dos materiais previamente dosados.
Seu principio de funcionamento pode ser por tambor giratório ou de gravidade e pás giratórias ou de contracorrente.
O tambor giratório ou de gravidade é o mais comum . Caracteriza-se por efetuar um movimento de rotação da caçamba em torno do eixo horizontal. Tem palhetas internas fixadas a caçamba. A mistura do concreto ocorre pelo revolvimento de seus componentes.
A betoneira de pás giratórias ou contracorrente, é usada no amassamento de concretos muitos secos e caracteriza-se por ter em suas pás, e em alguns casos em seu tambor, movimento de rotação em torno de seu eixo vertical para efetuar a mistura dos componentes.
Aos poucos se vai deitado a areia, brita, e cimento para dentro da betoneira, e se junta a água, tudo nos valores apropriados, pode-se modificar suas características aumentando ou diminuindo a quantidade de água e cimento, e dos demais componentes: agregados (areia, pedra britada, cascalho etc.). É possível usar ainda aditivos químicos, a fim de reduzir certas influências ou aumentar o efeito de outras, quando desejado ou necessário.
A dosagem dos componentes do concreto e da argamassa é conhecida também por “traço”.
Portanto, como numa receita de bolo, é importante