Quem é a geração y
Pilar García Lombardía é pesquisadora associada do Iese, escola de administração de empresas da Universidad de Navarra, Espanha, com unidades em Barcelona e Madri. Guido Stein e José Ramón Pin são professores do Iese na área de gestão de pessoas nas empresas.
Geração Y essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a auto- estima de seus filhos. No Brasil essa geração surgiu no inicio do período de redemocratização depois de um período de quase 25 anos de ditadura militar e opressão, foi neste palco que surgiu a geração Y, junto com essa redemocratização veio também á possibilidade de mudança nos setores econômicos e na própria estrutura física do Brasil. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), um outro fator importante neste contexto e o aparecimento do sexo feminino no cenário no mercado de trabalho, pois nas décadas anteriores elas ficavam restritas somente a pequenas instituições sem grande expressão nacional ou internacional.
Geração X são pessoas que nasceram entre as décadas de 60 e 80, um período de grandes transformações no mundo político do mundo, período esse que podemos chamar de bipolar, pois durante essas décadas acorreu a guerra fria no mundo, uma luta entre o capitalismo representado pelo Estado Unidos e o socialismo representado pela União Soviética, aqui no Brasil, estamos vivendo em plena ditadura militar, período de milagre econômico e posterior de um grande endividamento do Pais. Diante