Quem Trabalha Com Carteira Assinada
1. O que é o consignado?
Um tipo de empréstimo que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Ou seja, enquanto você estiver pagando o consignado, terá menos dinheiro na conta – e não poderá evitar esse desconto. “É uma garantia que os bancos e as financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal”, explica o planejador financeiro Valter Police.
2. Quando vale a pena pegar esse crédito
Considerando que você receberá menos por mês e não terá como atrasar o pagamento da dívida, é preciso ter certeza de que o consignado é a melhor opção nesse momento. O consultor financeiro da Konkero, Guilherme Prado, conta em quais situações esse crédito vale a pena e explica como não se atrapalhar no pagamento da dívida. Confira abaixo.
3. Quem pode fazer o consignado?
Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa chance. E mesmo os trabalhadores com carteira assinada enfrentam restrições, pois só conseguem pedir o dinheiro se a empresa onde trabalham tem convênio com algum banco.
Já os funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS estão no grupo com mais vantagens, pois o banco entende que a estabilidade financeira deles é maior. Por esse motivo, oferece condições ainda melhores.
4. Eu preciso ser correntista do