QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO?
Isabella Lemos F. da Silva
28 de abril de 2015
Em quem “Quem Mexeu no meu queijo” é relatada a vida de quatro personagens, dois ratinhos e dois duendes que vivem em um labirinto em busca de queijo.
Os ratinhos acordam cedo todos os dias para ir em busca do queijo, já os duendes não se preocupam tanto e preferem não sair de sua zona de conforto. A história de
Spencer Johnson é uma analogia ao nosso cotidiano. Muitas vezes agimos como os duendes e ficamos estagnados apenas reclamando por medo de correr atrás de algo novo ou simplesmente agimos por instinto como os ratinhos e não planejamos nada. O ponto chave da história ocorre quando Haw, um dos duendes decide mudar, sair da sua zona de conforto e enfrentar o desconhecido para ir atrás de seu valioso queijo. Com o tempo ele começa a perceber que deveria ter tomado essa atitude muito antes, que ficar parado lamentando a falta de queijo não o traria de volta. Haw passa a gostar de sua nova jornada e se sente melhor agora que vê que precisa esquecer o queijo velho para encontrar um novo e melhor. Em nossa carreira como administradores devemos agir como Haw: não temer o novo, buscar boas mudanças e perceber quando estamos lidando com um queijo velho que não está nos trazendo resultados. Precisamos, assim como os ratinhos, fiscalizar sempre nosso “queijo” de perto, ter consciência do que acontece à nossa volta.
Devemos ter cautela para que não terminamos como Hem, que ficou estagnado por medo de ir atrás do novo, por medo da mudança. Em nossas vidas e carreiras devemos estar sempre querendo conquistar um “novo queijo” e por fim precisamos estar sempre dispostos a voltar ao labirinto caso seja necessário.