QUEM ERAM OS BÁRBAROS
Os gregos e depois os romanos chamavam de “bárbaros” os povos que viviam além dos domínios de sua civilização e se mostravam avessos à sua cultura.
Em relação a Roma, bárbaro era o povo não submetido ao império, que falava língua diversa d latim e do grego, adotava outras regras jurídicas e um modo de vida diferente do romano.
PRINCIPAIS “DEFEITOS” DOS BÁRBAROS VISTOS PELA ÓTICA DO POVO ROMANO
Costume de untar o cabelo com gordura de animal.
Não tomavam banho.
Cheiravam a alho e cebola.
Usavam roupas rústicas feitas de peles de animais, etc.
PRINCIPAIS GRUPOS BÁRBAROS
Germânicos: os anglos, os saxões, os visigodos, os ostrogodos, os vândalos, os francos, os suevos, os burgúndios, os lombardos, os alamanos e os hérulos.
A ENTRADA DOS GERMANOS NO IMPÉRIO ROMANO
1ª. FASE DAS MIGRAÇÕES: SÉCULOS III E IV Os germanos entraram nos domínios do Império romano de forma pacífica, por meio de acordos com o próprio governo de Roma ajudando a proteger as fronteiras.
2ª. FASE DAS INVASÕES: A PARTIR DO SÉC. V Corresponde ao período em que os germanos entraram no Império Romano de forma violenta e brutal, fugindo de outros povos como os hunos. CARACTERÍSTICAS DOS POVOS GERMÂNICOS
Predomínio da vida rural ( viviam em aldeias)
Assembleias de guerreiros
Instabilidade política
Curta duração dos reinos
Propriedade coletiva → propriedade privada
Economia agrária, fome constante e alto índice de mortalidade.
Camponeses livres → dominação de uma nobreza
Comitatus (relação de fidelidade e companheirismo)
Famílias patriarcais RELIGIÃO GERMÂNICA
Os germanos eram politeístas e adoravam deuses relacionados com a natureza. Principais deuses: Odim e Thor. Acreditavam na vida após a morte, e todos os guerreiros mortos em batalha viviam numa espécie de paraíso, denominado walhalla, e todos que morriam de velhice ou doença iam para o hell, uma espécie de inferno. CAUSAS DAS “INVASÕES BÁRBARAS”
Pestes em suas terras no Oriente.
Grandes ondas de fome,