Quem enviou a estrela?
▪ Você já viu cenas ou peças de teatro natalinas que retratam os três reis magos visitando o recém-nascido Jesus numa manjedoura? Segundo essa história, Deus usou uma estrela para guiá-los até o estábulo em Belém. Muitas crianças sabem de cor o nome desses três reis: Belchior, Gaspar e Baltazar. No entanto, será que essa história popular se harmoniza com o que a Bíblia realmente diz? Não. Em vários aspectos, ele não é exato.
Primeiro, quem eram aqueles homens? No grego original, a Bíblia não os chama de reis. Eles eram magos, ou astrólogos. Pelo visto, praticavam a arte pagã da adivinhação baseada nas estrelas. A Bíblia não menciona o nome desses visitantes nem quantos eram.
Segundo, quando esses homens visitaram Jesus? Não foi quando ele era um bebê na manjedoura. Como sabemos disso? Mateus, em seu Evangelho, escreveu: “Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe.” (Mateus 2:11, Almeida, revista e corrigida) Observe que Jesus não era mais um bebê recém-nascido, mas um “menino”. Maria e José não estavam passando a noite num estábulo; eles já moravam numa casa.
Terceiro, quem enviou aquela “estrela”? Os líderes religiosos em geral ensinam que foi Deus. Isso é mesmo verdade? Lembre-se que a “estrela” não guiou aqueles astrólogos primeiramente a Belém. Ela os guiou ao Rei Herodes, em Jerusalém. Eles revelaram a existência de Jesus àquele assassino poderoso e invejoso, e até lhe deram fortes razões para odiar a criança que se tornaria o “rei dos judeus”. (Mateus 2:2) Herodes astutamente pediu que, quando descobrissem a localização exata da criança, lhe informassem isso, dizendo que também queria lhe prestar homenagem. Depois, a “estrela” guiou os astrólogos a José e Maria. Assim, eles foram enviados numa missão que poderia resultar na morte de Jesus, se Deus não interferisse. Felizmente, ele interferiu. Herodes ficou tão enfurecido por os astrólogos não terem lhe passado a informação que mandou matar todos os meninos de 2 anos