Quem descobriu a América
Os primeiros habitantes chegaram à América há cerca de 12 mil anos, vindos da Ásia.
Depois disso, alguns pesquisadores acreditam que vikings e chineses estiveram no continente, mas não há provas disso.
Registros oficiais indicam que o descobridor da América foi Cristóvão Colombo, que chegou à América em 1492, mas acreditava estar na Índia.
O erro foi esclarecido pelo navegador Américo Vespúcio, que deu nome ao continente.
A História oficial nomeia o genovês Christophoro Colombo como o descobridor da América, que chegou com três naus (Santa Maria, Pinta e Niña) à ilha de Guanaani, batizada de Hispaniola (hoje República Dominicana) no dia 12 de Outubro de 1492. Há que afirme ter chegado à Groenlândia (parte da América, portanto), o islandês Erik, conhecido como o Vermelho, que teria descido até o estado do Maine, no século 14. Algumas lendas contam que os templários já conheciam as minas de prata do México no século 12, e ainda, que os fenícios já haviam cruzado o Atlântico antes mesmo da Era Cristã. Se quisermos especular ainda mais, há traços de semelhança (escrita, cultura, arquitetura) entre as civilizações pré-colombianas e o Egito (por exemplo, as pirâmides cortadas, ou mastabas). Quer recuar ainda mais no tempo? Por que não reconhecer as migrações de asiáticos, desde a Malásia até a América, há cerca de 40 mil anos? Os índios americanos todos descendem deles.
Novas teorias defendem que polinésios, vikings e chineses visitaram a América antes de Colombo. Arqueólogos e antropólogos procuram as provas.
Em Dezembro de 2007, o director do Museu de História Natural de Concepción, no Chile, retirou de uma caixa poeirenta uma dezena de caveiras que tinham sido desenterradas, no século passado, na ilha de Mocha, situada a 30 quilómetros da costa meridional do país. Depois de analisá-las, a antropóloga Lisa Matisoo-Smith, da Universidade de Otago (Nova Zelândia), concluiu que "as características indicam que poderiam ser de origem