Queixada
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Tayassuidae
Género: Tayassu
Espécie/Nome Científico: Tayassu pecari
Nome Popular: Queixada
Habitat: Vivem em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, cerrados, campos, caatinga e regiões costeiras. É encontrado nas Américas Central e do Sul.
Risco de Extinção: Ameaçado. Apesar da ampla distribuição esta espécie sofre com a fragmentação de seu habitat e com a caça para consumo de sua carne. As espécies tem um papel importante na dispersão de sementes e como fonte de alimento para grandes carnívoros, como a onça pintada, qual a ocorrência tem uma relação estreita com a presença da queixada que também é uma importante fonte de proteína para as comunidades indígenas.
Alimentação: frutos, raízes, tubérculos que desenterram talos de diversas plantas, insetos, rãs e cobras.
Reprodução: A gestação dura aproximadamente 160 dias, após o que nascem, em geral, dois filhotes.
Tamanho: Pesam entre 30 e 40 kg e medem cerca de 1,10 m de comprimento.
São porcos-do-mato grandes, de pelagem longa, espessa, de cor cinzenta-escura, bem caracterizados por uma faixa de pelos claros ao longo dos dois lados do queixo e pelos lábios brancos, vivem em grupos. Os machos mais velhos seguem à frente, depois vão os machos jovens e por último as fêmeas com as crias. Não costumam atacar o homem, porém nunca se deve enfrentar um bando de queixadas assustadas.
Elas enxergam pouco e, para se defender investem em conjunto contra o agressor, derrubando tudo o que encontram pela frente. Quando irritadas eriçam uma faixa de pelo no dorso, exalam um cheiro desagradável e batem os dentes continuamente, fazendo um barulho assustador. Poucos animais ousam atacá-las. As fêmeas têm dois filhotes de cada vez; eles nascem com pelagem pardo-amarelada e são capazes de acompanhar a mãe desde os primeiros momentos de vida. No Pantanal, na região do