Queimaduras
Queimaduras
Palmeira dos Índios – AL
3º Período
Equipe
Introdução
Quando falamos em queimaduras da pele, logo nos vem à cabeça as queimaduras térmicas, porém, existem outros tipos de queimaduras, nomeadamente queimaduras químicas, elétricas, por radiação, por frio e até por fricção. Neste texto vamos explicar quais são as complicações possíveis dos grandes queimados, tipos e tratamento.
QUEIMADURAS
ENTENDA TUDO SOBRE AS QUEIMADURAS
O que é?
São lesões causadas na pele por fatores térmicos, produtos químicos (ácidos), ações físicas como a exposição frequente e sem proteção aos raio solares, contato com seres biológicos, como água-viva ou caravela-portuguesa (colônia de organismos marinhos) etc. As reações variam de acordo com o grau da queimadura. Os sintomas comuns são: bolhas, dor intensa, sinais de pele morta e descamação.
Tipos
As lesões se classificam em primeiro, segundo e terceiro graus. Nas primeiras, o tecido afetado é o superficial. Há vermelhidão que pode ser seguida por inchaço. Não há bolhas e a pele tem boa cicatrização.
As do segundo tipo atingem camadas mais profundas, a dor é mais intensa e podem aparecer bolhas e infecções. A cicatrização é mais lenta.
Na lesão de terceiro grau, as camadas da pele (epiderme e derme) são afetadas, podendo atingir tecidos mais profundos (músculo e gordura). A dor normalmente é menor, pois as terminações da pele são lesionadas.
Diagnóstico
No caso de incêndios ou lesões mais graves, o diagnóstico é clínico, isto é, ocorre com a observação médica. O socorro deve ser imediato no primeiro caso, pois a inalação de fumaça pode ser tóxica. O profissional irá indicar o melhor tratamento para cada situação.
Cuidados prévios
Lesões simples devem ser lavadas com água corrente por 5 a 10 minutos, para ajudar a esfriar e diminuir o risco de contaminação. Não é necessário cobrir. Se houver bolha aplique vaselina e troque o curativo