QUEIMADURAS
CONCEITO:
O conceito de queimadura é bastante amplo, porém,
basicamente, a queimadura é uma lesão dos tecidos orgânicos em decorrência de um trauma de origem térmica, química ou elétrica que ao atingir a pele íntegra causa alteração em um dos mais importantes elementos de proteção do organismo humano, a pele.
CLASSIFICAÇÃO
As queimaduras são classificadas pela profundidade da lesão na pele em 1°, 2°, 3° e 4° graus.
Queimadura de 1° grau
É uma lesão considerada superficial onde apenas a epiderme é atingida . Traduz-se visualmente por vermelhidão e inchaço. São lesões secas, muito dolorosas. A exposição prolongada à luz solar, o contato instantâneo com gases, líquidos e objetos aquecidos, são as causa comumente responsáveis por tais lesões. A cicatrização espontânea ocorre em poucos dias.
Queimadura de 2° grau
É uma lesão mias profunda onde a epiderme é destruída e a derme é atingida em extensão variável . Surgem áreas avermelhadas ou róseas, freqüentemente úmidas e há a formação de bolhas. Tais lesões são extremamente dolorosas.
Queimadura de 3° grau
É uma lesão onde se verifica-se comprometimento de toda a espessura da pele, sendo uma lesão irreversível podendo atingir estruturas mais profundas, como tecido adiposo subcutâneo, músculos , terminações nervosas. Surgem áreas secas, esbranquiçadas, duras, de aspecto esbranquiçado e carbonizado.
A sensibilidade na lesão está muito diminuída, ou mesmo abolida, em virtude da destruição das terminações nervosas. Queimadura de 4° grau
É uma lesão gravíssima, onde os tecidos e ossos são destruídos, carbonização total.
Ocorre a perda total da estrutura e função morfológica do organismo .
Avaliação
Deve-se levar em consideração a área do corpo afetada,
quanto maior for a extensão da queimadura, maior será o risco de vida.
Queimaduras associadas à fraturas, ou outras lesões de partes moles, principalmente as de face envolvendo vias áreas, vítimas idosas e com doenças preexistentes devem
ter