Queimaduras
Definições Queimaduras são lesões no tecido do revestimento do corpo, causada por agentes térmicos, químicos, radioativos ou elétricos, podendo destruir total ou parcialmente a pele e seus anexos, e até atingir camadas mais profundas como músculos, tendões e ossos.
Classificação Queimaduras térmicas: ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor, são as mais comuns.
Queimaduras elétricas: geradas por descarga elétrica recebida pelo corpo. Queimaduras químicas: contato com substâncias cáusticas como, ácidos e produtos químicos corrosivos.
Queimaduras por radiação: transferência de radiação para o corpo. A mais comum é a radiação solar.
As queimaduras são classificadas em três graus:
1º grau: Atinge apenas epiderme, apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço, calor local e dor. Como exemplo temos a queimadura solar ou contato rápido com alguma chama, ou objeto aquecido.
Procedimento em caso de queimadura de 1º grau:
Deve-se procurar resfriar bem a localidade da queimadura com soro fisiológico ou água fria em abundância, até que a dor amenize;
Administrar o uso de pomadas contra queimadura, se for o caso.
Recuperação em 2 a 5 dias, com possível descamação sem sequelas;
2º Grau: A lesão atinge derme. É caracterizada pela presença de bolhas, inchaço e dor intensa. Pode ocorrer perda de água e de sais minerais e provocar um quadro de desidratação grave. Pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes;
Recuperação em 2 a 3 semanas, presença de despigmentação;
Procedimento em caso de queimadura de 2º grau:
Resfrie a área afetada com soro fisiológico ou água fria corrente em abundância;
Lavar a área sem esfregar, com sabão neutro ou um antisséptico que