Queimaduras
A pele é o maior órgão do corpo e representa cerca de 10% do peso corporal. Está constantemente exposta a agressões físicas e mecânicas, que podem ter consequências físicas permanentes ou não. Suas principais funções são proteção, sensibilidade, termo regulação, excreção, metabolismo e imagem corporal (HESS, 2002).
A pele é constituída de duas camadas: a epiderme e a derme, sendo cada uma delas composta de tipos de tecidos diferentes. A epiderme é a camada que fica em contato com o meio exterior, é fina e avascular, ela é renovada a cada seis semanas. Suas funções básicas consistem praticamente em manter a integridade da pele e atuar como barreira física.
A derme, por sua vez, fica imediatamente abaixo da epiderme, é formada de tecido conjuntivo, de fibras de colágenos e elásticas, de vasos sanguíneos e linfáticos, nervos sensitivos e motores, glândulas sudoríparas e sebáceas e raízes pilosas. Sua função é oferecer resistência, suporte, sangue e oxigênio à pele.
A hipoderme é considerada como sendo camada da pele devido a sua função de produzir e estocar gordura na camada externa, reveste músculos, órgãos e ossos; liga a derme ao tecido muscular ósseo. É composto de tecidos adiposo e conjuntivo, além de grandes vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos.
QUEIMADURAS
As queimaduras são lesões na pele, provocadas geralmente pelo calor ou pelo frio, mas que podem também ser provocadas pela eletricidade, por contato com certos produtos químicos, por radiações, ou certos animais e vegetais, que causam dores fortes e podem levar a infecções. As queimaduras são classificadas de acordo com a extensão e profundidade da lesão. A gravidade depende mais da extensão do que da profundidade. Uma queimadura de primeiro ou segundo grau em todo o corpo é mais grave do que uma queimadura de terceiro grau de pequena extensão. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam efetuados corretamente.
Tipos de