Queimaduras Graves
SumARIO
1. Queimaduras
São lesões produzidas pela ação curta ou prolongadas de agentes físicos ou químicos no tecido de revestimento, podendo atingir mucosas, músculos, vasos sanguíneos, nervos e ossos.
A pele é o tecido de revestimento do corpo determinando seu limite com o meio externo e corresponde a 16% do peso corporal. Apresenta diversas funções: proteção contra microorganismos e diversos agentes do meio ambiente, exerce função sensorial e auxilia na regulação da temperatura e fluidos. É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa a mais profunda, respectivamente.
As queimaduras constituem um importante problema podendo, de acordo com a gravidade levar a vítima a seqüelas e morte. A atenção aos princípios básicos de atendimento inicial e a aplicação de medidas simples minimizam as complicações decorrentes dessas lesões.
Os tipos de queimaduras são: térmicas (calor, frio), químicas (provocada pelo contato com produtos ácidos e álcalis), elétricas (causadas pela condução de eletricidade) e radioativas (provocadas pelo contato intenso com a luz solar ou produtos radioativos).
1.2 Classificações das Queimaduras:
As lesões por queimaduras podem ser classificadas quanto a sua profundidade e extensão.
1. Profundidade das Queimaduras
Queimadura de 1o Grau: atinge somente a camada mais superficial da pele (epiderme), caracterizando-se por dor e eritema (vermelhidão). Exemplo: queimadura solar.
Queimadura de 2o Grau: atinge a epiderme e a derme, caracterizando-se por muita dor, eritema (vermelhidão) e presença de bolhas.
Queimadura de 3o Grau: atinge todas as camadas da pele (epiderme, derme e hipoderme) podendo atingir músculos, vasos, nervos e até os ossos. É a queimadura mais grave quanto à profundidade da lesão e caracteriza-se por pouca dor (em razão da destruição das terminações nervosas de sensibilidade), pele seca, dura e escurecida ou esbranquiçada. As