Queimaduras de 1
As queimaduras são lesões causadas na pele provocadas por contato direto com: produtos químicos, radiação, calor ou frio, por certos animais e vegetais (como ex.: larvas, água-viva, urtiga), corrente elétrica, entre outros agentes, podendo atingir também os músculos, mucosas, vasos sangüíneos, nervos e ossos e que causam dores de intensidades e graus diferentes, dependendo da extensão das queimaduras, e que podem ainda levar à infecções.
A dor da queimadura é resultante do contato das terminações nervosas com o ar. A vaselina esterilizada é utilizada muitas vezes para aliviar a dor, porém de um modo geral, não se cobre a queimadura, principalmente se ocorrer nos órgãos genitais, no rosto, ou nas mãos, para não ocorrer aderência. Experiências hospitalares, bem sucedidas, no Brasil, mostram que podem ser usadas “tiras ou mantas de pele de rã”, para cobrir os ferimentos, embebidas em solução antibiótica.
Segundo as estatísticas, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem em decorrência das queimaduras.
As queimaduras de 1º grau atingem as camadas superficiais da pele, causando vermelhidão, inchaço, dor local, às vezes insuportável, sem formação de bolhas.
As insolações embora extensas, doloridas e avermelhadas geralmente são consideradas de pequena intensidade ou de 1º grau.
Como tratamento local, preferencialmente aplica-se óleos inertes, associados ou não à anti-histamínicos, que aliviam rapidamente a dor. Para queimaduras de primeiro grau, é aconselhável tomar um banho ou uma ducha de água fria e secar a pele com uma toalha, mas secando com cuidado, a fim de evitar o máximo de contato com a pele (geralmente é muito doloroso).
Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Goiás
Curso: Técnico em Vigilância em Saúde
Componentes: Ana Flávia, Amanda Batani, Gabrielly Christiny, Líria
Santos, Vinícios Vilione, Fabiana Gomes.
Águas Lindas de Goiás
02 de junho de 2015
Índice