QUEIMA DE LIXO PIROTÉCNICO
A destruição de resíduos de explosivo só é permitida para pessoa(s) treinada(s) e autorizada(s) pela empresa.
Data: Horário: Duração:
Manter próximo ao local dispositivo próprio para combater e apagar o fogo no mato (chibata, extintores de incêndio, enxadas, etc.).
Assim que chegar no lugar de queima, verificar em qual vala, estará em condições de ser utilizada para que sejam espalhados os resíduos a serem queimados. Se necessário jogar água, para se certificar que não há material que possa causar a ignição.
Reforçando: A queima deverá ser feita em valas próprias com dias alternados para cada detonação, para evitar acidentes pelo calor ou resíduos em combustão da carga anterior. Nunca fazer a queima na mesma vala onde se queimou o lixo anterior.
Fazer o espalhamento dos resíduos para queimas de modo que fique o mais espalhado possível e com pouca espessura dentro da vala.
Nunca espalhar resíduos a serem queimados na vala em que foi utilizada na última queima.
O lixo explosivo do setor de cores deverá estar molhado antes de ser transportado para a área de queima. Ex: No caso de apito, jatos de rojão, pólvora de abertura, bombas e baladas de cores estes devem ser submersos em bombona com água com água.
Os resíduos industriais deverão ser coletados e queimados no mínimo duas vezes por semana, ou sempre houver necessidade da destruição.
Todo material a ser destruído deverá estar desembalado.
Fazer uso dos EPIs necessários para realização da atividade (Protetor auricular);
Sempre que necessário comunicar ao Encarregado Geral ou a Segurança do Trabalho sobre a necessidade de limpeza e reparos do local da queima.
Realizar o preenchimento da planilha de Queima do Lixo Explosivo.
O trabalhador deverá espalhar os resíduos somente na área determinada para queima, colocar um estopim de no mínimo 5 minutos de queima passando uma das extremidades por