Queijos Nobres
O queijo é considerado um dos alimentos mais antigos do mundo. Sua chegada ao Brasil aconteceu em meados do século XVI, trazida pelos portugueses que a principio baseavam-se na receita portuguesa do queijo Serra da Estrela. Com a exploração de ouro nas regiões de Minas Gerais acabou-se expandindo a técnica de produção de queijos e foi onde surgiu o chamado Queijo Minas.
Ao longo dos anos o queijo foi ganhando novos gostos de acordo com os costumes de outras culturas o que resultou em uma grande variedade de queijos pelo mundo. Um deles é o chamado queijo Brie, considerado um queijo nobre e de gosto frutado. Pelo seu diferenciado preparo diferenciado e gosto único, decidimos falar especialmente do queijo Brie. Para isso escolhemos a empresa Tirolez que possui mais de 33 anos de experiência no mercado de queijos e é considerada pioneira na criação da linha de queijos light no Brasil.
2 HISTORIA DO QUEIJO
De acordo com Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) “O queijo é um dos alimentos mais antigos registrados em toda história da humanidade”. A arte de sua fabricação surgiu ao ano 10.000 a.C., época da domesticação de cabras e ovelhas pelos pastores egípcios, um dos primeiros povos que utilizaram o leite e o queijo como fontes importantes de alimentação.
Uma lenda atribui a descoberta do queijo a um nômade árabe que atravessava o deserto carregando um cantil contendo leite como sustento de sua jornada. Depois de várias horas cavalgando parou para matar a sede e verificou que o leite havia se separado em um líquido aquoso pálido e em um amontoado de sólidos brancos. O cantil era feito com estômago seco de um animal, possivelmente camelo, contendo uma enzima coagulante: renina (fermento ativo na coagulação do leite presente nas mucosas intestinais. A combinação da renina, sol quente e os movimentos galopantes do cavalo foram responsáveis pela separação efetiva do leite em soro e coalho, originando o queijo.
A