QUEIJOS FINOS
Produto oriundo do leite de vaca, cabra, búfala, ovelha, entre outras, o queijo é produzido pela coagulação do leite. Em todo o mundo, há os mais diversos tipos de queijo, com diferentes estilos e sabores, resultado do uso do leite de diferentes mamíferos ou do acréscimo de diferentes teores de gordura, empregando algumas espécies de bactérias e bolores, além de variar o tempo de envelhecimento e outros tratamentos de transformação. Eles podem ser consumidos puros ou como ingrediente de pratos diversos.
Queijos finos são excelentes opções para harmonizar com um bom vinho ou um pão especial. Você pode optar por queijos diferenciados e produzidos por diferentes processos de fabricação. Os queijos podem ser classificados de acordo com o tipo de leite, a textura, o grau de maturação e a intensidade de seu sabor e aroma. A classificação mais comum é de acordo com a textura (queijos duros e semiduros, macios, frescos, etc). A consistência dos chamados queijos duros varia de lisa e fácil de cortar até a áspera e granulada. Alguns deles são: o emmenthal, o gruyère, o grana (parmesão), o provolone, o pecorino, o cheddar e o gouda. Há ainda os queijos macios (brie e camembert), os azuis (roquefort e gorgonzola) e os frescos (queijo de cabra, cream cheese, ricota, cottage, mascarpone e queijo feta).
QUEIJO CAMEMBERT
O queijo Camembert, é denominado de pasta mole, casca aveludada, fabricado com leite de vaca, sabor intenso característico, textura suave e muito aromático, em formato cilíndrico. Trata-se de um queijo de origem francesa, da região da Normandia, originário do vilarejo de Camembert, sendo um queijo de presença crescente no Brasil. Sua produção é feita a partir de pequenos volumes de leite com cuidados bastante artesanais.
Geralmente se apresentam em formas cilíndricas pequenas com diâmetro entre 10 a 12 cm e altura em torno de 3 cm. Depois de enformados, os queijos são pulverizados externamente por fungos do gênero Penicillium,