Queijo
Resumo
Para produzir o queijo é necessária sua matéria-prima, ou seja, o leite. O leite é um alimento natural com um valor nutritivo excelente. O queijo é uma das formas mais antigas que conservar o leite, a vários anos a.C, onde era usado recipientes de couro ou um recipiente feito de estômago de um animal para guardar o leite cru, as enzimas presente no recipiente provocavam acidentalmente a coagulação, tendo assim a coalha. Esta enzima se chama renina, que é retirada do estômago de bezerros e cabras, e adicionada ao leite materno transformando a caseína em colha. Porém atualmente para fazer um queijo devem-se antes pasteurizar a matéria-prima, pois pode haver contaminações por bactérias patogênicas e assim prejudicar a saúde, após a pasteurização adicionar ácido lático, que é uma das etapas chaves, esse momento cria condições para produzir queijos moles ou duros, para produzir o queijo minas frescal deve-se acumular acido lático antes da formação da coalha, para o crescimento do acido lático depende do cultivo indicador deve-se diluir em 2 litros de água e adicionar lentamente ao leite. Durante o processo de produção do queijo é usado a salga para dar o sabor característico e para inibir o crescimento de bactérias.
Palavras-chave: Leite, ácido láctico, coagulação, enzimas.
1 INTRODUÇÃO
O leite é um alimento natural e tem um valor nutritivo excelente, tem a maior concentração de cálcio que é essencial para formação dos nossos ossos, ele contribui para diversas funções como crescimento e função nervosa. Podemos transformar o leite em outro alimento, o queijo, assim diversificamos a nossa alimentação diária e melhoramos a qualidade nutricional.
O queijo é uma das formas mais antigas para conservar o leite, a formas mais simples para definir o queijo é como um produto fresco ou maturado, feito pela coagulação natural do leite ou pela ação das enzimas especifica, e depois separado do soro. É considerado um dos