QUEIJO MINAS FRESCAL
Faculdade de Ceilândia - FCE
Tecnologia de Alimentos
Professora: Eliana Fortes Gris
AULA PRÁTICA
QUEIJO MINAS FRESCAL
Brasília – DF
Abril 2014
1. INTRODUÇÃO
O queijo Minas Frescal também conhecido como queijo branco, queijo Minas, ou simplesmente frescal.. É um dos queijos mais populares do Brasil. Possui alto teor de umidade, massa branca, consistência mole, textura fechada a semi aberta, com formato cilíndrico e olhaduras mecânicas, seu peso pode variar de 500 a 3000 gramas, o rendimento é de 5 a 7 litros de leite para 1quilo de queijo. O queijo de minas trata-se provavelmente de um dos queijos brasileiros mais antigos. Estima-se que sua fabricação tenha se iniciado no século XIX, no Estado de Minas Gerais. É obtido por leite e/ou leite reconstituído, coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas. Possui como ingredientes opcionais o leite em pó, creme, sólidos de origem láctea, cloreto de sódio, cloreto de cálcio e bactérias lácteas específicas.
Atualmente o queijo é elaborado em todo país com inúmeras “maneiras” e tecnologias próprias. Este queijo não tem nenhuma maturação, e possui validade curta de até 20 dias.
2. OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo conhecimento da tecnologia e das etapas da produção de queijo minas frescal.
3. MATERIAS E MÉTODOS
Materiais
PRÁTICA 2
2 Litros de leite pasteurizados
Coalho
Cloreto de cálcio
Vasilha de plástico
Garfo
Faca
Colher
Microondas
Termômetro
Sal
Formas para queijos
Peneira
Tabela 1: Materiais utilizados na prática 2.
Métodos
PRÁTICA 2
1) Elaboração do queijo minas frescal.
A elaboração do queijo minas frescal se iniciou com a lavagem da embalagem dos leites selecionados pelos integrantes do grupo, em seguida aquecemos 2 litros de leite em uma vasilha de plástico no microondas, com auxilio de um termômetro fomos medindo a temperatura até chegar a 35°C.