Queijo minas frescal com probiótico
Desenvolver uma formulação de Queijo Minas Frescal enriquecido com microrganismo probiótico.
2 JUSTIFICATIVA DO PROJETO
O projeto se apóia no fato de o Queijo Minas Frescal ser muito bem aceito pela população brasileira quanto ao seu sabor suave e sua consistência marcante. Visa acrescentar a esse produto microrganismo probiótico a fim de agregar valor funcional, característica cada vez mais requerida pelos consumidores, a um produto de fácil acesso e agradável sensorialmente.
3 INTRODUÇÃO
O queijo é um alimento altamente nutritivo consumido por grande parte da população mundial. Pesquisas mostram que a produção mundial de queijos é de aproximadamente 14 milhões de toneladas, sendo a maior parte produzida no continente europeu. Em 2007 a Europa produziu cerca de 6,8 milhões de toneladas. Na América do Norte essa produção foi de 4,8 milhões de toneladas. No Brasil, a grande maioria dos queijos consumidos são aqueles considerados frescos, dentre eles, o queijo Minas Frescal, mas o comércio geral de queijos vem crescendo consideravelmente, de acordo com as pesquisas.
O queijo Minas Frescal é um queijo muito popular na mesa dos brasileiros, pois não possui casca e é de consumo rápido por ser muito perecível. Possui preço acessível e é bem aceito por grande parte dos consumidores de derivados lácteos. É especialmente consumido no café da manhã e também protagoniza inúmeras receitas culinárias.
Atualmente, estes produtos chamados de “populares” vêm sofrendo algumas adaptações para melhor atender ao consumidor gerando benefícios à saúde sem significar alteração considerável nos preços.
O mercado mundial de alimentos é baseado na busca por novos produtos e melhoramento dos já existentes. O trabalho de muitos profissionais das áreas de alimentos, portanto, é criar estes alimentos e/ou buscar estas novas tecnologias para atender à demanda das indústrias e dos consumidores, que vêm buscando por produtos mais saudáveis e diversificados. Neste