Queijo Da Serra
Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII é o mais antigo dos queijos Português e dos mais afamados de todo o Mundo. Esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI.
A Serra da Estrela serve de pasto às ovelhas "Bordaleiras Serra da Estrela" ou "Churra Mondegueira", que são consideradas como as de melhor aptidão leiteira. Para que o queijo atinja a qualidade desejada deve ser feito sempre da mesma ordenha. Actualmente, o fabrico do queijo da serra ainda é feito de forma tradicional, como há centenas de anos.
Celorico da Beira é a zona onde se produz o melhor queijo da serra,devido às suas condições priveligiadas dadas pelo Rio Mondego.
A serra da estrela também se destingue pela sua produção de mel de urzes,Mel rosmaninho e várias compotas tradicionais.
Os enchidos também são uma tradição na região da Serra da Estrela e são produzidos todos os anos farinheiras,morecelas e choriços.
Cão Serra da Estrela
Os cães serra da estrela desde à centenas de anos que ajudam os pastores a proteger e a pastar as ovelhas,mas hoje em dia já são vendidos para proteger casas ou como animal doméstico.
A desertificação humana da Serra tem levado ao abandono das práticas tradicionais, diminuindo consequentemente a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela, na sua versão de produção e venda massificadas que hoje encontramos nas grandes superfícies comerciais. É no entanto possível, ainda hoje, adquirir localmente um queijo de produção menos intensiva que mantém as características originais.
O drama do despovoamento humano encontra-se fielmente retratado no filme Ainda há Pastores (2006) de Jorge Pelicano.