Queda Livre
Componente de física – Unidade 1
Relatório
A.L. 1.1- Queda Livre
REALIZADO POR:
Ana Sousa, nº12259 11ºC
Objetivos
Os objectivos da realização desta Actividade Laboratorial são a análise das características do movimento de dois corpos de massas diferentes em queda livre e a determinação da gravidade (g).
Mais concretamente:
Distinguir força, velocidade e aceleração.
Reconhecer que, numa queda livre, corpos com massas diferentes experimentam a mesma aceleração.
Explicar que o efeito da resistência do ar pode originar acelerações de queda diferentes.
Determinar, a partir das medições efectuadas, o valor da aceleração da gravidade e compará-lo com o valor correntemente utilizado.
Introdução Teórica
Qualquer corpo situado no interior do campo gravítico terrestre encontra-se submetido à acção da força da gravidade ( que é uma força constante, vertical dirigida para o centro da Terra).
A força gravítica provoca sempre a aceleração - g, aumentando o módulo das velocidades na descida e diminuindo-o na subida.
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso, apenas está sujeito à interação gravítica (desprezando a resistência do ar).
Um corpo em queda livre, nas proximidades da Terra, na ausênica da resistência do ar, tem uma aceleração constante, e o seu valor é aproximadamente g= 9,8 m / .
Segundo Galileu: “Dois corpos de massas diferentes, no vácuo, têm tempos de queda iguais.”. Pela 2º Lei de Newton, a aceleração é constante e não depende da massa do corpo, logo todos os corpos que se movem apenas por ação da força gravítica sofrem a mesma aceleração da gravidade, que é independente da massa dos corpos.
2ºLei de Newton:
Então, a aceleração é constante, e não depende da massa do corpo. Sendo a força gravítica constante, produz uma aceleração constante, e portanto, todos os corpos caem em direcção à