queda livre
2014
I. Objetivos
O experimento tem por objetivo determinar o valor da aceleração da gravidade local por métodos cinemáticos.
II. Dados Experimentais:
Iniciamos o experimento encontrando o intervalo de tempo a partir de 10 oscilações do pêndulo físico (tábua-pêndulo) medido por meio de um cronômetro. O valor encontrado foi de 16, 95 segundos para 10 oscilações. Após medir o tempo para 10 oscilações cada componente realizou a montagem do pendulo da seguinte forma:
Com um fio resistente prende-se a parte inferior da tabua e na outra extremidade prende-se uma esfera de chumbo obtendo a montagem pedida. Soltando-se o fio libera-se simultaneamente a tábua e a esfera. A esfera, pelo seu movimento de queda livre, atinge as partes inferiores da tábua que está em movimento pendular, permitindo realizar a medição da altura (distância percorrida pela esfera de chumbo) a partir do ponto inicial até a marca deixada na tábua.
III. Analise dos Dados:
Os valores obtidos a partir da medição estão listados abaixo:
Medidas
Altura 1
Altura 2
Altura 3
Altura 4
Altura de Queda
88,8 cm
74,5 cm
84,5 cm
73,5 cm
Sabendo que o tempo de queda da esfera é de um quarto do período de oscilação da tábua, encontramos o tempo gasto da queda, sabendo que foram realizadas 10 oscilações.
Com os valores de distância percorrida e o tempo gasto determinamos por meio da equação a aceleração da gravidade, . Mas para aplicarmos a equação necessitamos encontrar a posição inicial, , que definimos por meio da média das quatro alturas.
O calculo da incerteza da variação da posição y esta descrita abaixo:
Com todos os valores definidos encontramos através da formula descrita acima a aceleração da gravidade do local.
Desta forma, determinamos o valor da aceleração gravitacional local