Queda Livre - MRUV
QUEDA LIVRE
MRUV
Fernanda de Oliveira Bezerra
Turma: 3111
Data: 22/03/2014
Introdução:
Nesta prática experimental, estaremos analisando a “Queda Livre” através da Cinemática.
“Se soltarmos ao mesmo tempo e da mesma altura duas esferas de chumbo, uma pesando 1 kg e outra 2 kg, qual delas chegará primeiro ao chão?
Os antigos gregos acreditavam que quanto maior fosse a massa de um corpo, menos tempo ele gastaria na queda. Será que os gregos estavam certos?
O italiano Galileu Galilei realizou uma célebre experiência, no início do século XVII, que desmentiu a crença dos gregos. Conta-se que pediu a dois assistentes que subissem no topo da torre de Pisa e de lá abandonassem, cada um, um corpo de massa diferente do outro. Para surpresa geral dos presentes, os dois corpos chegaram ao solo no mesmo instante.
Quer dizer então que o tempo de queda de um corpo não depende de sua massa? É exatamente isso: ao contrário do que a maioria da pessoas imagina, a massa de um corpo não influi no seu tempo de queda. Quer dizer então que se eu soltar, ao mesmo tempo e de uma mesma altura, uma pena e um parafuso de ferro, os dois chegarão juntos ao chão? Sim, se o experimento for feito no vácuo, sem a presença do ar, que vai atrapalhar muito o movimento da pena, que é leve. Se você realizar o experimento, certamente a pena chegará ao chão depois do parafuso, mas se o experimento for repetido numa câmara de vidro bem fechada, e do interior dela for retirado todo o ar, certamente a pena e o parafuso chegarão juntos ao chão.”
Fonte: http://www.fisica.net/mecanicaclassica/lancamento_vertical_e_queda_livre.pdf Temos que:
“Qualquer corpo abandonado a partir do repouso (V0 = 0), ou lançado verticalmente para baixo com velocidade inicial V0 ≠ 0, descreve um movimento uniformemente acelerado, com aceleração: a