Que é metafísica afinal?
INTRODUÇÃO
Mais importante que responder o que é metafísica, para Heidegger é a análise da questão. Já que tal indagação por si só é uma questão metafísica. Nesse sentido, o filósofo percorre os caminhos da metafísica na tentativa de responder o que é o nada.
O filósofo destaca a preocupação da ciência unicamente com o ente. Este ‘nada’ é objeto de análise do filósofo, é a questão metafísica tratada por ele nessa preleção. Por essa rejeição da ciência acerca do nada, onde esta o analisa como simplesmente algo que não existe, a metafísica aqui vem interrogar a respeito do nada e de sua essência que é a nadificação em face ao ser do ente.
A partir de Ser e tempo, Martin Heidegger fundamenta a questão do pensamento e o especifica com uma análise do que ele nomeia de Dasein, onde será examinado o sentido de ser e o ente que nós mesmos somos, o ente que fundamenta o ser- no- mundo. No texto sobre a questão do pensamento o filósofo trata de conceitos à temporalidade, presentificação, desvelamentos e nos apresenta algumas questões a serem pensadas e discutidas, quanto a função da filosofia atualmente e como devemos direcionar nosso pensamento diante dela.
Acerca da questão Que é Metafísica? Heidegger nos mostra que a resposta à pergunta nos conduz à própria metafísica, posto que, tanto a pergunta quanto a existência de quem a formula já compreende o horizonte do que se questiona. A ciência pauta a nossa existência, e é através dela e de seus conceitos que o homem se relaciona com o mundo e com o ente. Sendo o ente aquilo que “é” e não simplesmente nada, a ciência, precisa daquilo que rejeita: o nada para poder delimitar seu objeto e conceituá-lo. A metafísica pertence à “natureza do homem”. Ela é o acontecimento essencial no âmbito do ser-aí, ela é o próprio ser-aí e na medida em que existimos estamos colocados dentro dela.
A metafísica tradicional questiona o conhecimento, o que se pode saber, o que se pode fazer, qual o