Que isso Companheiro?
Aluno (a) ______________________________________________ Nº ______ / Turma: ______ Aluno (a) ______________________________________________ Nº ______ / Turma: ______
"AO POVO BRASILEIRO Grupos revolucionários detiveram, hoje, o senhor Burke Elbrick, Embaixador dos Estados Unidos, levando-o para algum ponto do País, onde o mantêm preso. (...) O Senhor Burke Elbrick representa em nosso País os interesses do imperialismo que, aliados aos grandes patrões, aos grandes fazendeiros e aos grandes banqueiros nacionais, mantêm o regime de opressão e de exploração. São os interesses desses consórcios, de enriquecerem cada vez mais, que criaram e mantêm o arrocho salarial, a estrutura agrária injusta, a repressão institucionalizada. (...) Nossas duas exigências são: a) a libertação de quinze prisioneiros políticos. São quinze revolucionários entre os milhares que sofrem as torturas nas prisões-quartéis de todo o país, que são espancados, seviciados e que amargam as humilhações impostas pelos militares. (...) b) a publicação e leitura desta mensagem, na íntegra, nos principais jornais, rádios e televisões de todo o país. (...)"
(Manifesto da Ação Libertadora Nacional e do Movimento Revolucionário 8 de Outubro -"Correio da Manhã": 5/9/1969.)
1. O seqüestro do embaixador norte-americano acabou pegando de surpresa a recém-empossada Junta Militar que, por alguns meses governou o país, criando uma crise política de alcance internacional. De acordo com o texto:
a) Com base no texto-manifesto, o que o embaixador Charles Elbrick representava na visão dos revolucionários que o seqüestraram?