Que gramática ensinar quando e porquê?
Arlene Ferreira Pinto
O texto "Que gramática ensinar, quando e porquê?" da Professora Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva, apresenta uma visão mais completa sobre o estudo científico da gramática. A doutora em lingüística, formada pela USP, vendo a necessidade de transmitir noções bem fundadas sobre que gramática ensinar, quando e porquê?, fez profundas análises a respeito, para fornecer apoio teórico a outros pesquisadores, professores, estudantes de letras e aos demais interessados e lançou esta brilhante obra. As lingüísticas do século xx, vistas em seu percurso científico foram bem sucedidas, adquiriram espaço na tradição de ensino de línguas, no entanto, não estabeleceram formas de ensinar gramática que seja superior a gramática tradicional.
Segundo a autora, os princípios teóricos da sociolingüística, psicolingüística e das teorias do discurso são responsáveis pela preparação pedagógica dos professores, no entanto, muitos educadores acabam não colocando em prática os conhecimentos teóricos, por não possuírem ferramentas adequadas para administrarem suas aulas, como materiais pedagógicos, segurança na hora de inovar, além das condições mínimas de trabalho, já que à quebra de uma rotina secular depende de mudanças efetivas dentro das políticas de ensino.
Para a autora, a gramática tem como objetivo organizar a estrutura das línguas e de uma língua em particular, e ela só deve ser ensinada quando o aluno tiver um certo grau de maturidade intelectual. Para a autora, os indivíduos a partir dos primeiros anos de vida, já são capazes de reconhecerem as estruturas gramaticais possíveis e impossíveis, as agramaticalidades estruturais e incompatibilidades semânticas dentro de sua língua. Esse saber metalingüístico intuitivo e o saber lingüístico natural deveriam se somar,