Que Correntes A Escola Cl Ssica Teve De Enfrentar E Como Respondeu A Ela
A escola clássica teve que enfrentar as ideologias propostas pelas escolas fisiocratas e mercantilistas. Sendo que suasprincipais características envolvem a preocupação do crescimento econômico a longo prazo, como os excedentes seriam utilizados, o laissez-faire e a proposta do Estado mínimo, este último coincidindocom os fisiocratas.
2) Como você responderia à argumentação fisiocrata de que só a natureza multiplica riqueza?
Os fisiocratas tinham como ideologia a natureza como forma de produção máxima, a supervalorização da classe agrícola. Afirmavam ainda que a indústria nada cria, apenas transforma o material que é disponibilizado pela natureza. Já a ideologia neoclássica afirma que quando os produtos da natureza acabarem podem ser facilmente substituídos.
Eles supervalorizavam aclasse agrícola, e não estão nem totalmente certos nem totalmente errados. É possível extrair riquezas da terra, mais não é só a terra que pode multiplica-la. A mão de obra é de suma importância paraextrair essas riquezas e muitas vezes multiplica-las. A indústria é responsável por pegar a matéria bruta da natureza, transforma-la e vende-la. Ex: o ferro é extraído, e vendido em sua forma bruta paraas indústrias, que o transforma em barras de ferro que são utilizadas na produção de moveis, automóveis e etc.
3. Qual a inconsequência da política mercantilista que preconizava exportar o máximo eimportar o mínimo?
Com essa política, eles queriam que o valor das exportações fossem maiores que das importações, o que exigia um saldo favorável da balança comercial, e estabelecia barreirastarifárias e medidas de apoio a exportação. Eles aumentavam os impostos e criavam taxas para evitar o Maximo a entrada de produtos vindos do exterior. Porem nenhum governo produz tudo que a populaçãonecessita, ele precisa importar certos produtos.
3) Qual a inconsistência da política mercantilista que preconizava exportar mais do que