Quasiturbine
Etapa 1 - Escolha
Escolha do padrão do motor como motor quasiturbine simples, com eixo central e cilindro rotativo para a rotação do motor. Escolha de modelo movido a ar comprimido para redução de custos e mais segurança na apresentação do modelo.
Etapa 2 - Projeto
Escolha de dimensões, materiais e profissionais para o desenvolvimento de algumas peças. Encontradas várias dificuldades quato a escolha de materiais de baixo custo e de fácil manuseio. Escolha de profissionais para a execução das peças mais importantes como o eixo central e hélices do motor.
Etapa 3 - Execução
Tubo de PVC de 100m diâmetro utilizado como bloco do motor. Eixo central do motor feito em alumínio, torneado com precisão fixado a 2 rolamentos em base de um anel de nylon também torneado. Hélices internas executadas em alumínio com espessura de 1mm soldadas ao eixo com solda de alta temperatura resiliente de sobras de execução de portas e esquadrias. Tampas do motor em PVC com diâmetro de 100mm utilizadas normalmente na construção civil. Hélices externas executadas em alumínio com espessura de 1mm, reaproveitada de restos de esquadrias de alumínio. Mangueiras de ar para o processo de admissão do motor.
Etapa 4 - Apresentação
Projeto apresentado a disciplina de termodinamioca do curso de Engenharia Civil da UNIPLAC no dia 23/11/2012 com intuito de melhor visualização da utilização de ciclos termodinâmicos aplicados a engenharia.
Quasiturbine
Motor Wankel
Quasiturbine
Em 1996, foi patenteado o motor Quasiturbine, uma variação do motor Wankel. Recebeu este nome pelo fato de seu funcionamento contínuo ser quase igual ao de uma turbina.
Quasiturbine, Qurbine, Kyotomoteur ou Kyotoengine, é um motor rotativo patenteado em 1996. É uma evolução do motor Wankel. Foi desenvolvido por uma equipe formada pela família Saint-Hilaire deQuebec no Canadá chefiada pelo físico Dr. Gilles Saint-Hilaire. Ao contrário de bombas de palhetas, cuja extensão palheta é geralmente importante e contra a