Quase Deuses
Viven era apenas um marceneiro que trabalhou durante sete anos para juntar o dinheiro para pagar o curso de medicina, com golpe do destino ele foi dispensado do seu emprego e ainda por cima perdeu todo dinheiro que guardou no banco, porque o banco entrou em falência.
Em meio a todos esses acontecimentos, o mesmo com muito esforço conseguiu um emprego de faxineiro com um bom médico pesquisador chamado Alfred Blalock que foi sua grande inspiração, Viven ficou fascinado com todos aqueles livros e começou a ler todos os livros que havia lá. O Dr. Alfred ao ver o empenho, a inteligência e a facilidade que Viven tinha de aprender, resolveu ter o mesmo como assistente.
Com muitas experiências com cachorros Viven descobre um método de curar bebês que tinha a síndrome do bebê azul, essa descoberta foi grande Avanço na medicina em relação a coração humano que era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia de coração em vários seres humanos.
Na época quem levou mérito foi o Dr. Blalock, Com o tempo ele resolve assumir que quem descobriu a cura do bebê azul foi Viven que foi reconhecido por todos levando o titulo de Dr. Thomas Viven sem ter cursado medicina.
Pelos argumentos expostos no filme percebemos que seja qual for a etnia e a classe social de qualquer indivíduo todos os profissionais tem a capacidade de desenvolver descobertas que podem ajudar a salvar muitas vidas seja ele negro, branco, pobre e rico.