quartel do indaia
A Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo ou cultura de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado por um grupo ou cultura em seu mecanismo de inserção ou exclusão do mesmo. Identidade é igualdade completa, Cultural vem a ser um adjetivo de saber, logo as duas palavras produzem o sentido de saber se reconhecer. Como saber se a identidade cultural de uma pessoa é autêntica?
Segundo Adam Kuper, um antropólogo Inglês, para saber é partindo-se do princípio de que a identidade é fixada pela descendência. Kuper também destaca que dentre os multiculturalistas críticos existe uma insistência de que a cultura e identidade são compostas, inventadas e de fabricações discursivas estáveis, para eles toda cultura é fragmentada, contestada internamente e possui fronteiras. A busca pela identidade representa uma luta existencial desesperada para criar um estilo de vida que pode ser sustentado pelo menos por um breve momento.
Partindo-se desses princípios fazemos a introdução do nosso trabalho falando sobre a Identidade Cultural de uma comunidade remanescente de quilombola, situada próximo a São João da Chapada denominada Quartel de Indaiá. Através de pesquisas, artigos científicos e entrevistas tentamos de alguma forma passar dentro da Identidade Cultural através deste trabalho, o sentimento de um grupo ou cultura que de certa forma está se perdendo, seus costumes, línguas, tradições, religião, sua economia, sua política seu lado antropológico e psicológico. Neste contexto fazemos as seguintes perguntas: O que é um Quilombo? E o que é ser Quilombola?
Segundo Clóvis Moura (intelectual, pesquisador e historiador militante do movimento negro) Quilombo é uma forma de organização sócio-política, ligada ao conceito de resistência.
Existem várias definições sobre o que é ser Quilombola, podemos destacar nestas definições que a identidade de um quilombola se dá pela sua descendência e através do seu contato com a terra.
O