QUARTEIRIZAÇÃO
O uso intensivo de processos de terceirização, notadamente em organizações de grande porte gerou a necessidade de criação de setores especializados no gerenciamento das diversas empresas terceirizadas, de forma a extrair o máximo proveito dessa ferramenta. Nas situações que envolvem grande número de processos e serviços terceirizados, normalmente há um igual número de empresas fornecedoras, cada qual com suas peculiaridades e especialidades. A necessidade de eficácia neste processo de gerenciamento levou ao surgimento do que se denomina: quarteirização.
1.Conceito: atividade empresarial que tem como objetivo o gerenciamento de todas as atividades terceirizadas, para uma ou mais organizações. Quarteirizar: administrar a terceirização
2.Objetivos:
Por parte da empresa Melhorar o nível de resultados em todos que quarteiriza: os serviços terceirizados (qualidade).
Por parte da empresa Atingir máxima relação custo-benefício quarteirizada destacando a relação: valor X qualidade
3.Foco: O método passa a ser viável em organizações onde o volume de empresas terceirizadas aproxima-se de 100. As quarteirizadas por sua vez especializam-se em áreas específicas como gerenciamento de patrimônio (prédios comerciais, administrativos, industriais), manutenção, informática, processos jurídicos.
Com o crescimento da atividade, muitas quarteirizadas passam a orientar, fornecer consultoria e treinamento às teceirizadas, pois tornam-se especialistas em problemas e soluções que envolvem tais relações.
4.Pagamento: normalmente envolvendo um percentual sobre os contratos das terceirizadas, mas em muitos casos opta-se por um percentual sobre o valor obtido com a economia da adoção do sistema. Deve-se analisar qual sistema é mais vantajoso para a contratante, pois em determinados casos, a economia obtida é grande.
5.Vantagens: além das tradicionais já obtidas com o processo de