quark
A matéria que compõe os corpos que é organizada em porções que os gregos chamaram de átomos. Hoje sabemos que os átomos não são indivisíveis, mas que possuem uma estrutura interna.
Anos após a descoberta da divisibilidade do átomo, pensou-se que o átomo era formado por duas partículas, os eletrões, de carga elétrica negativa e os protões, de carga elétrica positiva. Os protões localizavam-se no núcleo, e os eletrões orbitavam em sua volta na chamada nuvem eletrónica. Poucos anos depois, descobriu-se que no núcleo, para além de protões existiam também os neutrões, que por sua vez não tinha carga elétrica.
Em 1964 Murray Gell-Mann, sugeriu a existência de partículas que batizou de quarks e que seriam, juntamente com os eletrões, os constituintes fundamentais da matéria.
Uma das propriedades mais importante dos quarks é intitulada de "confinamento". Por esta razão, nunca foram vistos quarks individuais, eles estão sempre confinados dentro de protões e neutrões.
“Os quarks ocorrem em seis "sabores" na natureza: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down". Os dois últimos formam os protões e os neutrões, enquanto os quatro primeiros existem em hadrões instáveis criados em aceleradores de partículas.” (fonte: http://algol.fis.uc.pt/quark/viewtopic.php?f=15&t=9)
Os quarks Up possuem carga positiva, e os Down negativa.
Para a formação de um protão necessita-se de dois quarks Up e um Down, para um neutrão é necessário dois quarks Down e um Up.
Embora se fale da massa do quark da mesma forma que se fala da massa de qualquer outra partícula, a massa do quark é mais complicada de definir pelo facto de não poder ser encontrado livre na natureza, mas segundo alguns estudos, não muito precisos, um quark Up possui massa igual a 7,14.10-33Kg, e um Down 1,33.10-32Kg.Sendo a massa de um eletrão igual a 9,1.10-31Kg, o quark Up é cerca de 128 vezes mais leve.
Fontes
http://www.valdiraguilera.net/misterios-da-materia.html