- quanto à relação da espacialidade geográfica em que as receitas são criadas e produzidas;
Para tanto podemos pensar nos seguintes aspectos em relação às receitas culinárias:
-quanto à memória dos indivíduos;
- quanto à relação da espacialidade geográfica em que as receitas são criadas e produzidas;
-quanto aos objetos onde as receitas são impressas ou expressas (história oral) e como são ali expostas (caligrafia, imagens, etc).
-quanto aos valores imateriais que não estão explícitos nas receitas, como o modo de fazê-las (e que indicam os perfis da história e da geografia de uma região).
-quanto às relações sociais que se dão quando se troca uma receita.
- quanto às mudanças de ingredientes e adaptações para o modo de preparo- pensando em atender uma respectiva região e suas necessidades-sociais ou pessoais.
-quanto à posse dos indivíduos e seus hábitos alimentares – pensando também nas necessidades físicas ou até mesmo relacionadas à tecnologia disponível na época e no lugar do preparo das receitas.
Agora pense e nos relate. Se sua história for real conte-a em detalhes para que possamos assim, além de construir um arquivo com as práticas pedagógicas que possam ser aplicadas visando este tema, também possamos estruturar um lindo e rico arquivo a partir das micro histórias de vocês.
Caso a sua experiência, segundo você, não tenha sido muito interessante, enriqueça-a expondo os aspectos que acredita que melhoraria essa atividade quando a fosse aplicar com os seus alunos.