Quanto vale a Terra
ENGENHARIA AMBIENTAL – 5º PERÍODO
ECONOMIA AMBIENTAL
Nome: Gabriela Thaís Tolentino de Mello
Resenha: Quanto Vale a Terra?
O documentário “Quanto Vale a Terra”, apresentado pelo History Channel, tem o objetivo de avaliar, listar, localizar e determinar o quanto ainda resta de todas as riquezas que o planeta tem a oferecer, determinando assim o valor da Terra. O homem extrai matérias primas valiosas para construir grandes civilizações e produzir mais e melhor, abrindo caminho para o futuro e impulsionando o progresso na era moderna. A primeira contagem a ser feita foi a dos metais preciosos.
Os metais precisos surgiram com a explosão das estrelas, têm elevado valor econômico e são uns dos materiais mais raros e difíceis de extrair do planeta. Os mais valiosos são, em terceiro lugar, a platina, a prata em seguida e o ouro no topo da lista. Antigamente, eram construídas cidades de ouro, hoje em dia o ouro é usado na produção de celulares, por ser ótimo condutor em circuitos eletrônicos e até por dentistas em moldes dentários, além da fabricação de anéis e colares. Os demais metais tem um preço utilitário, diferentemente do ouro que é considerado como forma de dinheiro e que, embora possa variar, tem seu valor aumentado há mais de um século.
Outro elemento que também é muito valioso, porém não tão raro, é a madeira, que foi essencial para a evolução humana, já que permitiu o cozimento dos alimentos, a construção de casas, navios, dentre outros. Além da madeira, as árvores também são de suma importância, pois, são elas que processam o carbono e produz o oxigênio. Atualmente, as florestas cobrem apenas nove por cento da superfície total do planeta, devido a abertura de espaço para a agricultura e principalmente por causa do desmatamento. O reflorestamento é indispensável para a vida humana, para a não destruição dos ecossistemas e também para a indústria madeireira.
A terceira matéria prima a ser analisada é a rocha, que está por toda a