QUANTO VALE UMA EMPRESA
QUANTO VALE UMA EMPRESA?
COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO CARNEIRO MARTINS
DANIELA PERES
GLEYDSON CHIMERES
RAFAELA MADUREIRA
ROBSON IASTREMSKI
QUANTO VALE UMA EMPRESA?
INTRODUÇÃO
Com o amplo espaço que a área financeira fornece, é praticamente impossível escolher uma metodologia padrão para a valoração de uma empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
A valoração das empresas como instrumento de gestão tem a função de mensurar a geração de valor para os sócios em um determinado período.
Através disso, verificam-se quais são os resultados de estratégias adotadas bem como a eficiência dos executivos na consecução do objetivo principal, que seria a maximização dos lucros.
Qual é o valor de minha empresa? Essa resposta não é tão simples de responder. Mediante este trabalho, apresentaremos algumas técnicas para a obtenção do valor de empresa.
VALOR DE EMPRESA
O mercado financeiro reconhece várias metodologias para valorização de empresas. O principal aspecto estudado será a capacidade de gerar dinheiro para o investidor. A metodologia mais aplicada é a chamada Fluxo de Caixa Descontado (FCD) que consiste em determinar o valor de uma empresa conforme a capacidade de gerar recursos para o acionista.
Esse método é reconhecido pelo mercado devido ao seu rigor técnico e conceitual nas avaliações. Ele permite explicar e simular as principais variáveis e premissas macroeconômicas, estratégicas, operacionais e financeiras que compõem a metodologia de avaliação. O método incorpora em seus cálculos as preferências do investidos em relação ao conflito risco retorno e a taxa de remuneração apropriada a remunerar os proprietários de capital.
A avaliação de uma empresa não se processa mediante fundamentos de uma ciência exata, onde se permite a comprovação absoluta e irrefutável dos resultados. Os fatores a serem considerados procuram retratar a realidade do ambiente econômico da empresa, calcados, entretanto em