Quanto Custa Uma Casa Sustent Vel
Atualmente, muitas pessoas têm demonstrado maior preocupação com os rumos que a sustentabilidade está tomando. Com vontade de contribuir, muitos afirmam procurar ideias ecológicas para seu dia a dia, a fim de diminuir no impacto que cada um, sozinho, gera no meio ambiente.
Separar o lixo para a reciclagem, economizar água e luz, usar sacolas retornáveis, evitar a compra de supérfluos que geram lixo desnecessário e comprar apenas o que se precisa (de forma consciente), evitando produtos que usam embalagens que não são recicláveis, por exemplo, são atitudes simples que muita gente vem tomando para contribuir com o meio ambiente. Essas pessoas afirmam constantemente que, se tiverem possibilidade, irão preferir usar também recursos sustentáveis em suas casas. No entanto, na hora de construir ou reformar a casa, acabam tomando o caminho da construção comum, com medo dos possíveis altos custos de se construir de forma sustentável. Olhando de forma grosseira, muitas vezes esses recursos parecem onerar a construção ou reforma, fazendo até mesmo os mais ecologicamente corretos mudar de ideia.
Será que construir de forma sustentável é mesmo tão mais caro assim?
Conceito
Quando falamos em casa sustentável, a grande maioria das pessoas imediatamente pensa em aquecimento solar e coleta de água. Mas saiba que não é apenas isso. Pequenas escolhas na hora de construir e reformar podem gerar grandes economias que tornarão a casa mais ambientalmente correta.
Algumas dicas podem ser postas em prática sem a necessidade de grandes reformas. É o caso, por exemplo, das lâmpadas econômicas, que geram economia de energia. Em residências, a mais comum atualmente é a fluorescente compacta (que dura cerca de 10 vezes mais e gasta 80% menos energia que a lâmpada comum). Outra dica são os arejadores de torneira, que são simples e baratos e podem representar uma economia de uma média de 20% no gasto de água. Se sua casa possui uma rede hidráulica