Quantificação de porosidade em rochas siliciclásticas a partir de técnicas de contagem e de processamento de imagens
2. Metodologia Um dos métodos utilizados para determinar o percentual de poros das rochas sedimentares é manual, de contagem ponto-a-ponto de poros e grãos presentes na lâmina petrográfica onde foi utilizada uma lâmina petrográfica com auxílio de microscópio petrográfico. O segundo método utilizado foi das técnicas de processamento digital de imagens de dois softwares de algoritmos diferentes. O processamento digital de imagens foi realizado a partir de uma foto-mosaico da lâmina que passou por um processo de segmentação e classificação da foto micrografia por softwares como Envi e Ilwis, com a determinação dos valores de porosidade.
3. Resultados e discussão
Os resultados permitirão a comparação estatística de quatro valores para porosidade da mesma lâmina, a saber: dois valores obtidos a partir da contagem manual realizada por duas pessoas diferentes, e outros dois valores determinados por processamento digital de imagens, obtidos a partir dos algoritmos de cada software.
Será possível determinar a técnica mais adequada para a determinação de porosidade em rochas siliclásticas.
4. Conclusões Conclui-se que ambos os procedimentos de quantificação de porosidade em rochas são viáveis. O primeiro método é mais simples que o segundo, porém mais demorado. O método com imagens digitais, é necessário passar por métodos de segmentação, subdividindo a imagem e transformando-a em binária, e pela classificação do software, um processo que leva até três