Quantificacao
TECNOOGIAS DE COMUNICAÇÃO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Turma 3P5LSIARC
100032 Stélio Timane
Docente: Dr. Omar Muando
Índice
INTRODUÇÃO 3 Quantificação 4 Objectivo da Quantificacao 4 Discretização 5 Discretização de Variáveis 5 Discretização 1R: 6 Pseudo-codigo 1R Para cada atributo 6 Amostragem 6 Codificação 7 principais técnicas de codificação 8 CONCLUSÃO 10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda de uma forma bastante sucinta, aspectos relacionados com o processamento da informação. É deveras importante perceber como a informação e difundida e transmitida de um lugar para o outro e para melhor perceber como isso e feito, serão abordados aspectos como a quantificação, discretização, amostragem e codificação. Estes aspectos serão ao longo do trabalho definidos, caracterizado e ainda ilustrado o papel de cada um dos aspectos durante o processamento da informação.
Quantificação
Procedimento que pretende medir a informação. Pode ser realizado ao nível do sinal ou ao nível da sua interpretação (informação semântica).
A teoria matemática de comunicação que define o conteúdo de informação de sinal em função do seu valor de surpresa. A quantidade informativa de um sinal é inversamente proporcional à probabilidade de ocorrência dentro do sistema. Quanto menos provável é um sinal mais informação aporta. Além de estudos probabilísticos de ocorrência de um sinal pode-se também medir as suas propriedades físicas, por exemplo, frequência do som, ou contar os signos no caso da mensagem escrita. Estudando as particularidades físicas de um sinal pode-se também examinar se contém só elementos indispensáveis para ser identificado ou se leva também alguma dose de redundância.
A informação semântica é dificilmente quantificável já que depende dos conhecimentos, muitas vezes subjetivos, do sujeito interpretante (recetor). Na linguagem quotidiana confunde-se frequentemente a noção da informação