Quantidade de álcool na Gasolina
Ultimamente se tornou comum nos postos de abastecimento do país, encontrar gasolina adulterada. Isto forçou a ANI (Agencia Nacional de Petróleo), responsável pela regulamentação de setor, a intensificar a fiscalização em todo território brasileiro. Uma das principais formas de adulteração é um aumento acima do permitido de etanol na gasolina.
A uma certa quantidade de água destilada dentro de um funil de separação apresentou duas fases: uma contendo gasolina pura e a outra etanol e água destilada. A experiência teve como objetivo verificar a porcentagem do etanol na gasolina, que misturada.
Feito a experiência podemos observar na proveta, a separação dos dois materiais, da gasolina e a mistura do álcool com água. Essa separação acontece porque os dois líquidos são miscíveis e imiscíveis, contendo diferentes polaridades e diferentes densidades. Como a gasolina é menos denso que o álcool, ele fica por cima e a mistura de álcool com água que é mais densa fica na parte de baixo da proveta, feito a separação dos dois líquidos obtidos no experimento, efetuamos o cálculo para saber o teor de etanol na gasolina. Fórmula para o cálculo (H20 + etanol) – (H20) x 100 : (gasolina). Foi adquirido 3 ml de etanol misturada com água destilada, efetuado o cálculo para saber a porcentagem de etanol, obtivermos uma mistura de 30% de etanol na gasolina.
(H2O + etanol) – (H2O) x 100 : (gasolina)
(10+3) – (10) x 100 : (10) =
(23 – 10) x 100 : (10) =
3 x 100 : (10) =
300 : 10 = 30% de etanol.
QUESTÕES
1 – Por que o álcool foi extraído da gasolina?