Quantidade de faculdades credenciadas no sul e sudeste do pará, nas cidades de marabá e parauapebas
Na região norte do país mesmo com o surgimento de novas instituições de ensino, este ainda não está ao alcance da grande maioria da população, pois um dos motivos seria que as mesmas estão sitiadas nas capitais e regiões mais “desenvolvidas” como é o caso do estado do Pará. A maioria das instituições de ensino superior estão na região metropolitana de Belém, como a UFPA, UEPA, UNAMA e IESAM, estas duas últimas particulares. As universidades públicas até alcançam outras cidades do estado, entretanto por falta de planejamento acabam instalando cursos de baixa qualidade, seja por falta de docente, por falta de equipamentos, entre outros.
Na região sul do Pará, em especial as duas mais desenvolvidas, Marabá possui quatro instituições de ensino superior presencial credenciadas no MEC, a Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal do Pará, Faculdade Metropolitana de Marabá e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá em breve mais duas serão instaladas na cidade, Faculdade dos Carajás e a IPEC. Em Parauapebas, onde a Companhia Vale tem sua matriz, tem-se apenas três instituições de ensino superior sendo elas a Universidade Federal do Pará, Universidade Rural da Amazônia e a Faculdade Master de Parauapebas, em breve mais uma instituição se instalará na cidade, a Faculdade Metropolitana de Parauapebas.
Ao analisar o potencial econômico das cidades de Marabá e Parauapebas, observa-se que existe demanda para o surgimento de novas universidades tanto pública, quanto privada, assim como há a necessidade da implantação de novos cursos nas universidades que já estão ativas nesses