Quantidade de certificados ISO 9001 no Brasil e no Mundo
A quantidade de certificados ISO 9001:2008 já supera a marca de 1 milhão e 100 mil, número bastante expressivo. Desde a sua primeira versão em 1987 a quantidade de empresas certificadas no mundo não parou de crescer. Hoje todos sabem da importância de atender aos requisitos de seus clientes como uma estratégia para sucesso comercial. A norma que vêm crescendo muito também no Brasil, foram mais 1.662 certificados em 2011, apresentou naquele ano um decrescimento mundial no número de certificados.
Na América do Sul, os dois países que contribuíram para o crescimento regional foram o Brasil e a Colômbia, já países significativos como Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela viram suas quantidades de certificados ISO 9001 recuarem.
A ISO 9001:2008 estabelece requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, através dela a empresa implanta uma abordagem de processos, estabelece uma política da qualidade e um manual da qualidade e através de procedimentos, objetivos da qualidade, indicadores, auditorias e controles específicos poderá planejar e realizar de forma controlada a realização de seus produtos e serviços.
Quando os requisitos da norma ISO 9001:2008 são documentados e implementados em uma organização e as pessoas são treinadas, consequentemente aumentam as possibilidades de a empresa atender aos requisitos de seus clientes, aumentando a sua satisfação e permite também reduzir desperdícios internos garantindo uma melhor gestão do conhecimento de suas atividades produtivas.
Os dados que serão apresentados e comentados foram extraídos do ISO Survey com os resultados acumulados até 2011.
O número de certificados decaiu de 1.118.510 para 1.111.698 de 2010 para 2011, porém mesmo assim o crescimento tem sido uma constante nos últimos anos, onde em média a cada 5 anos, mais 300 mil novos certificados são emitidos.
Vemos que no início a Europa era a campeã absoluta em número de certificados, mas agora com o